loading
Tratamento de efluentes offsite.
De modo geral,  indústrias e estabelecimentos comerciais geram resíduos e realizam o tratamento de efluentes com os objetivos de cumprirem exigências ambientais e evitarem impactos em suas operações.  Para isso, é comum buscarem alternativas próprias como a construção e operação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE's) dedicadas. Contudo, é importante entender a complexidade do tratamento de efluentes para assim garantir que nenhum impacto negativo recaia sobre a empresa geradora, principalmente se esta não atender os critérios estabelecidos pela ABNT por meio da norma 9800/1987. Dos vários problemas derivados da má gestão, é possível identificar questões ligadas à presença de contaminantes originados no processo produtivo, ou durante a limpeza de tanques e containers. 

Isso sem contar investimentos operacionais e trabalhistas envolvidos quando não há suporte de uma empresa especializada.  Nesse cenário, uma alternativa comum é o tratamento de efluentes offsite, indicado para empresas que não usufruem de um sistema de tratamento próprio ou compatível para o descarte do efluente direto à natureza.

QUAIS AS VANTAGENS DO TRATAMENTO DE EFLUENTES OFF SITE?

O tratamento off site ocorre por meio da contratação de empresas especializadas de transporte e destinação final, sendo uma opção que gera redução de custo quando comparado com as ETEs, já que a indústria não precisa arcar com despesas de construção da planta, aquisição de equipamentos e contratação de colaboradores.
Veja mais algumas vantagens de tratar os efluentes industriais por meio da terceirização:•    Garantia de que os resíduos estão sendo descartados adequadamente, evitando a corresponsabilidade ambiental em casos de geração de passivos ambientais;•    Possibilidade da gestão focar totalmente no escopo principal do negócio;•    Evita imprevistos e acidentes ambientais que podem ocorrer nas estações de tratamento;•    Deixa-se de assumir grande parte dos riscos operacionais, já que todo trabalho será realizado pela terceirizada, evitando qualquer parada na produção;•    Redução de custos trabalhistas, não havendo necessidade de contratação de mão de obra, que precisa ser capacitada e estar em constante atualização.Outro benefício do tratamento offsite importante de frisar é o que diz respeito a imagem da empresa. A própria CETESB, por exemplo, divulga constantemente em seu site por meio do CNPJ e/ou razão social, as autuações recebidas por cada organização. Esse dado é público e acessível a qualquer interessado, independentemente do segmento de atuação. Ou seja, deixar de dar a destinação adequada aos resíduos pode ter graves consequências que vão além de punições financeiras, afetando de forma negativa a reputação de indústrias e outros geradores de resíduos. Dessa maneira,  fica evidente que o tratamento offsite é uma modalidade que oferece significativa performance operacional empresarial. Porém, por mais que essa forma de gestão ambiental seja a mais atrativa para os efluentes industriais, no momento de optar pela contratação de empresas especializadas são necessárias algumas medidas.  Entre eles estão certificar-se de que a empresa possui reconhecimento de órgãos ambientais e do mercado, checar se possui as licenças de operação necessárias e verificar se emite o CDF - Certificação de Destinação Final, que garante que todo o processo de tratamento foi realizado com sucesso.  Entender a melhor opção de tratamento de efluentes para sua empresa traz benefícios que vão desde redução de custos até a consciência ambiental.
Notícias Relacionadas
O que são passivos ambientais?
19/09/2019
Ativos ambientais são os materiais e equipamentos adquiridos organização com o intuito de controlar e/ou gerenciar os impactos ambientais causados por ela, assim como preservar e recuperar o meio ambiente. Passivos ambientais podem ser definidos como as obrigações, de curto e longo prazo, que as empresas poluidoras assumem com o objetivo de minimizar o desequilíbrio ambiental causado por elas. Já os passivos ambientais, dos quais estamos tratando aqui, podem ser definidos como as obrigações, de curto e longo prazo, que as empresas potencialmente poluidoras assumem com o objetivo de minimizar o desequilíbrio ambiental causado. Já o conceito de Upcycling consiste na reutilização criativa de resíduos e efluentes em favor da sustentabilidade, e oferece alternativas seguras e eficazes de transformação do que antes era indesejado em novos produtos com valor financeiro agregado.

leia mais