Como corrigir perdas operacionais na indústria de alimentos
A preocupação com as perdas operacionais na indústria de alimentos não é à toa. Esse tipo de ineficiência representa um aumento nos custos e uma diminuição de produtividade. Pontos que impactam diretamente na competitividade e lucratividade da indústria.No caso das indústrias de alimentos o problema é ainda mais sério. Afinal, asperdas operacionais podem significar uma queda na qualidade dos produtos e na experiência do consumidor. Resultado, assim, em diminuição de participação do mercado ou, até mesmo, causando impactos negativos na conservação dos produtos no ponto de venda.
No entanto, os riscos operacionais são inerentes a toda organização empresarial. A grande questão está em como realizar uma gestão adequada para reduzir os prejuízos e conseguir aproveitar as oportunidades de forma rápida e eficiente.Para tanto, é preciso identificar, medir e avaliar os riscos operacionais constantemente. Só assim a gestão terá acesso às informações necessárias para tomar decisões entre administrar, conviver, evitar ou transferir estes riscos.Quer entender melhor sobre como corrigir as perdas operacionais na indústria de alimentos? Continue com a leitura deste material e comece a poupar a sua empresa de um grande entrave competitivo!
Notícias Relacionadas
19/09/2019
É importante entender a complexidade do tratamento de efluentes para assim garantir que nenhum impacto negativo recaia sobre a empresa geradora, principalmente se esta não atender os critérios estabelecidos pela norma 9800/1987 da ABNT. Nesse contexto, as vantagens do tratamento de efluentes offsite se materializam, entre outras, pela redução de investimentos em operacionais (construção da planta e aquisição de equipamentos ) e trabalhistas (contratação e treinamento de colaboradores).
19/09/2019
Ativos ambientais são os materiais e equipamentos adquiridos organização com o intuito de controlar e/ou gerenciar os impactos ambientais causados por ela, assim como preservar e recuperar o meio ambiente. Passivos ambientais podem ser definidos como as obrigações, de curto e longo prazo, que as empresas poluidoras assumem com o objetivo de minimizar o desequilíbrio ambiental causado por elas. Já os passivos ambientais, dos quais estamos tratando aqui, podem ser definidos como as obrigações, de curto e longo prazo, que as empresas potencialmente poluidoras assumem com o objetivo de minimizar o desequilíbrio ambiental causado. Já o conceito de Upcycling consiste na reutilização criativa de resíduos e efluentes em favor da sustentabilidade, e oferece alternativas seguras e eficazes de transformação do que antes era indesejado em novos produtos com valor financeiro agregado.